Revista Poder

Brasil envia representantes ao Conclave que decidirá o próximo Papa

Brasil envia representantes ao Conclave que decidirá o próximo Papa

Missa em sufrágio do Papa Francisco na Catedral Metropolitana | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os cardeais brasileiros começam a embarcar nesta terça-feira (22) com destino a Roma, onde participarão das cerimônias fúnebres do Papa Francisco e, em breve, do Conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica.

Segundo informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os embarques ocorrem conforme a disponibilidade de voos, respeitando a urgência do momento e o protocolo da Igreja. O processo é coordenado com agilidade para garantir a presença dos religiosos em um momento tão marcante para o catolicismo.

Despedida de Francisco reúne líderes do mundo inteiro

O falecimento de Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, aos 88 anos, por insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), mobilizou a comunidade católica global. O funeral do pontífice, que será realizado nos próximos dias, deve reunir líderes religiosos, chefes de Estado e milhares de fiéis.

Entre os primeiros brasileiros a chegar no Vaticano estão o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB, e o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Ambos participarão das últimas homenagens ao pontífice, além de já se prepararem para a etapa seguinte: o Conclave.

Brasil terá sete representantes no Conclave

A Igreja Católica permite que apenas cardeais com menos de 80 anos participem da eleição do novo Papa. Dos oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério e estão oficialmente aptos a votar. São eles:

Esses nomes compõem a delegação brasileira que terá voz ativa na definição do novo pontífice. A escolha do sucessor de Francisco pode ocorrer em até 20 dias, seguindo as normas do Vaticano.

Sair da versão mobile