
Em um mercado altamente competitivo como o da estética médica, liderar com propósito é um diferencial poderoso. À frente da Merz Aesthetics Brasil desde 2020, ela assumiu a cadeira de CEO em meio a uma pandemia global e transformou desafios em conquistas. Com mais de duas décadas no setor farmacêutico e um olhar aguçado para inovação, equidade e bem-estar, a executiva fala sobre sua jornada na companhia, os avanços da marca no país, o lançamento do Ultherapy® PRIME, e como a maternidade moldou sua visão de liderança. Nesta entrevista, ela compartilha os bastidores de uma gestão que combina estratégia e humanidade para impulsionar a confiança — de dentro para fora.
Você entrou na Merz como diretora de Marketing e hoje está na cadeira de CEO. Fale um pouco sobre essa trajetória.
Atuo como Country Manager da Merz Aesthetics Brasil desde janeiro de 2020. Minha trajetória na Merz começou em 2016, quando entrei como diretora de Marketing, e, em 2019, tive a oportunidade de liderar a área de marketing para toda a América Latina, o que ampliou minha visão estratégica sobre o mercado de medicina estética. Sempre atuei no universo farmacêutico: são mais de 20 anos de experiência no setor, com passagens por empresas como Eurofarma e Neo Química.
Quando assumi a cadeira de Country Manager, foi exatamente no início da pandemia — então o desafio se tornou ainda maior. Não foi fácil, mas me orgulho em dizer que conseguimos nos adaptar e crescer em meio a uma situação tão adversa. Tive o apoio de outros líderes, das minhas equipes e da minha própria família, e isso foi essencial para nos mantermos firmes e alinhados aos propósitos da empresa.
Como uma CEO mulher, quais são as ações da Merz em prol da equidade de gênero?
Acreditamos na equidade de gênero e investimos para que ela aconteça, com garantia de equidade salarial, políticas claras e estruturadas de diversidade e inclusão, e programas de mentoria para suporte e construção de lideranças femininas. A empresa é signatária do WEP (Women’s Empowerment Principles), pois acreditamos e trabalhamos ativamente por equidade e diversidade no ambiente de trabalho.
Atualmente, 70% da equipe é composta por mulheres, sendo 58% delas em cargos de liderança. O Merz + Diversa é um dos programas que desenvolvemos como compromisso social. Já o Merz Cares é uma iniciativa da Merz Aesthetics LATAM voltada para promover ações sociais de impacto em diferentes países da América Latina. Ele se conecta diretamente com o #ConfidenceToEmpower, pauta proposta pelo Merz + Diversa, nosso programa de diversidade.
A empresa está completando 10 anos no Brasil. Quais aprendizados e resultados você destacaria? E como enxerga os próximos 10 anos?
Sob minha liderança, fomos reconhecidos cinco vezes pelo Great Place to Work® como uma das melhores empresas para se trabalhar na área da saúde, além de recebermos o selo de Saúde Emocional. Sou uma defensora ativa de iniciativas de diversidade e inclusão. Acredito que a presença feminina na liderança traz mais empatia, resiliência e uma visão mais ampla para os negócios.
Por isso, promovemos ações voltadas à igualdade racial, ao empoderamento feminino e ao apoio à comunidade LGBTQIA+. Também investimos fortemente em inovação. Um exemplo disso é o Merz Hauz, nosso centro de inovação em São Paulo, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de profissionais da área de estética médica. É o primeiro hub de inovação da Merz no mundo todo.
Como parte do nosso compromisso global, destinamos cerca de 15% do faturamento à pesquisa e desenvolvimento. Minha missão é seguir impulsionando a Merz com uma liderança estratégica, humana e inovadora. Tenho muito orgulho de liderar uma equipe comprometida e de cultivar uma gestão humanizada, com foco no bem-estar dos colaboradores.
Nos próximos 10 anos, vejo avanços ainda mais significativos em direção a tecnologias inovadoras, ampliando nossa presença junto a novos públicos e reforçando nossa mensagem de que saúde e bem-estar caminham juntos.
Ultherapy PRIME é o recente lançamento da Merz, certo? Qual o diferencial dele em relação às demais tecnologias disponíveis?
A plataforma Ultherapy® PRIME é a evolução do Ultherapy®, reconhecido como o Gold Standard para tratamento não invasivo de lifting. Perpetuando um legado de resultados comprovados e naturais, o Ultherapy® PRIME redefine o futuro do lifting não cirúrgico da pele por meio da combinação única de ultrassom microfocado com visualização em tempo real.
É o único com essa visualização, o que proporciona mais segurança e eficácia, além de permitir um lifting personalizado e efetivo, com resultados que duram até um ano ou mais — promovendo uma pele mais jovem e saudável.
Desde seu lançamento em setembro de 2024, o Ultherapy® PRIME já foi aceito em mais de 80% dos nossos mercados-alvo.*
*Ultherapy PRIME não está disponível na China, Índia, Azerbaijão, Rússia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, México, Peru, Uruguai, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Emirados Árabes Unidos.
Além de Juliana Paes como embaixadora LATAM de Radiesse, recentemente Salma Hayek foi anunciada globalmente para Ultherapy PRIME. O que motivou a escolha de ambas?
No caso da Juliana Paes, a escolha se baseou em diversos fatores, mas principalmente em como ela reforça a importância de cada um seguir suas próprias escolhas — especialmente no que diz respeito à aparência — como um ato de autoestima e confiança. A atriz já utilizava Radiesse há anos, sendo uma fã genuína do produto. Além disso, é uma mulher forte, empoderada, talentosa, mãe, e que sempre defende a importância de nos sentirmos bem diante do espelho, sem perder a naturalidade.
Já a Salma Hayek, atriz mundialmente aclamada, também produtora e diretora, é uma mulher que promove a autoestima e a confiança. Ela é uma defensora da autenticidade e da beleza em qualquer idade, e, assim como Juliana, encoraja as pessoas a valorizarem suas características naturais por meio de tratamentos. Salma também é uma voz ativa contra o etarismo na indústria do entretenimento e a favor da representatividade latina e das minorias. Ambas representam a visão da Merz de empoderar pessoas para viverem a melhor versão de si mesmas — por dentro e por fora —, aumentando sua confiança no mundo todo.
Você costuma falar abertamente sobre a maternidade. Como essa experiência impactou sua carreira como líder de uma multinacional? Quais os principais aprendizados?
Posso dizer, pessoalmente, que, apesar de todos os desafios, a maternidade contribuiu — e segue contribuindo — para tornar minha liderança mais humana e justa. Mesmo com os percalços de ter responsabilidades tão grandes ao mesmo tempo (em dose dupla, já que sou mãe de gêmeos), entendo que vê-los crescer e acompanhá-los nesse processo me inspira a ver a Merz crescer também, com base na colaboração das minhas equipes, que me tornam uma líder melhor.
Costumo dizer que é impossível equilibrar todos os pratinhos, e que alguns vão cair, não importa o que façamos. O segredo está em não deixar sempre o mesmo pratinho cair.
Sinto que meu repertório e minha visão de mundo se ampliaram com a maternidade, e aprendi de verdade o que é ser multitarefa. Sem deixar de ser exigente e manter grandes resultados como Country Manager, busco também o equilíbrio necessário para ter uma vida profissional e pessoal saudável.