Nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025, a Federação Internacional de Futebol — FIFA — completa 121 anos de história. Fundada em 1904 por representantes de sete países europeus — Bélgica, Suécia, Suíça, Dinamarca, França, Holanda e Espanha —, a entidade se consolidou como a maior autoridade do futebol mundial, reunindo hoje 211 federações nacionais.
Com sede na Suíça, a FIFA é responsável não só pelo futebol tradicional, mas também pelas modalidades de futsal e beach soccer. Desde 2016, o suíço Gianni Infantino preside a organização, que vem apostando em uma série de inovações e expansões para fortalecer o esporte globalmente.
Entre os destaques recentes, a FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atuam juntas na organização da próxima Copa do Mundo Feminina, marcada para 2027. Este será o último Mundial feminino com o formato atual, antes da expansão para 48 seleções, que começará em 2031, aumentando o número de partidas de 64 para 104.
One year ago today, Brazil were confirmed as hosts of the 2027 @FIFAWWC! 🏆🇧🇷 pic.twitter.com/IbQZk6CZ0o
— FIFA (@FIFAcom) May 17, 2025
Além disso, a entidade prepara uma série de novos torneios. Em junho, nos Estados Unidos, estreia a inédita Copa do Mundo de Clubes, uma competição quadrienal que reunirá 32 equipes ao redor do planeta — com quatro clubes brasileiros garantidos: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
No segundo semestre, as Copas do Mundo Sub-17 masculina e feminina passam a ser anuais, com aumento do número de participantes e sedes definidas para os próximos anos: Catar e Marrocos, respectivamente.
Também em 2025, as Filipinas receberão a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal, marcando um avanço importante para o esporte. Em 2026, será lançada a Copa das Campeãs, destinada a reunir as campeãs continentais do futebol feminino, com formato anual em anos sem Mundial de Clubes Feminino.
Com essas iniciativas, a FIFA reafirma sua missão de impulsionar o futebol em todas as suas formas, promovendo a diversidade, o crescimento e o engajamento global — construindo um futuro ainda mais inclusivo e vibrante para o esporte mais popular do planeta.