Revista Poder

Reurbanização da orla consolida Balneário Camboriú como referência em transformação urbana

Com 600 mil m² de área útil, nova fase das obras reforça protagonismo da cidade entre os maiores parques lineares de orla do Brasil

Foto Divulgação

Balneário Camboriú deu início, nesta terça-feira (1º), à segunda etapa da reurbanização da orla da Praia Central, marcando simbolicamente o começo das comemorações pelos 61 anos do município, celebrados em 20 de julho. O novo trecho compreende o espaço entre a Rua 3920 e o molhe da Barra Sul, com cerca de 1.500 metros de extensão.

Uma das maiores reurbanizações do país

As obras fazem parte de um amplo projeto de modernização da orla iniciado em 2021, com o alargamento da faixa de areia. Agora, a reurbanização também inclui melhorias na Avenida Atlântica e um novo sistema de macrodrenagem. Com a finalização dessa etapa, a cidade passará a contar com uma área útil de 600 mil metros quadrados ao longo da orla, sendo 250 mil m² reurbanizados e 350 mil m² de faixa de areia ampliada — consolidando Balneário Camboriú entre os cinco maiores parques lineares litorâneos do Brasil. O investimento estimado é de R$ 250 milhões.

Parceria entre poder público e iniciativa privada

O primeiro trecho da obra, entre as ruas 4000 e 4600, foi realizado em parceria com a FG Empreendimentos. A prefeita Juliana Pavan destacou a importância da colaboração entre o setor público e privado. “Com a nova fase da obra, Balneário Camboriú reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura urbana e com a construção de uma cidade que alia beleza natural, inovação e bem-estar para todos”, afirmou.

Projeto com foco em sustentabilidade e qualidade de vida

O projeto conta com apoio técnico do Instituto +BC, e a engenheira Stéphane Domeneghini, diretora da Talls Solutions (empresa do Grupo FG), é uma das responsáveis pela concepção técnica da nova orla. “A reurbanização da orla é mais do que uma obra física — é um projeto de transformação urbana e social. Desde o início, buscamos criar uma orla que dialogasse com a cidade, com as pessoas e com o meio ambiente”, explicou Stéphane.

Segundo ela, a iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de planejamento urbano, que inclui ações voltadas à segurança, mobilidade, sustentabilidade e bem-estar. “Nosso objetivo é manter Balneário Camboriú entre as cidades com os melhores índices de desenvolvimento do país”, completou.

Visão de futuro

Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos, também reforçou o comprometimento da iniciativa privada com o desenvolvimento da cidade. “A união e a visão dos empresários e dos grupos envolvidos seguem firmes, pautadas pelo propósito de seguir transformando Balneário Camboriú e a região. Temos projetos importantes em desenvolvimento, que ainda não podemos revelar em detalhes, mas que certamente trarão impactos positivos e significativos.”

Sair da versão mobile