Kate Middleton descreveu sua recuperação do câncer como “uma montanha-russa”, com diversos “momentos difíceis”. Ela fez essas declarações na quarta-feira (02), durante visita ao hospital de Colchester, no leste da Inglaterra.
Experiência que transforma a vida
Em março de 2024, a princesa de Gales anunciou que estava com câncer, sem detalhar o tipo da doença. No entanto, em janeiro, ela revelou, “aliviada”, que o câncer entrou em remissão e afirmou estar “centrada” em sua “recuperação”. Kate, mãe de três filhos e esposa do príncipe William, herdeiro do trono britânico, enfatizou o impacto do diagnóstico. “Ter câncer é uma experiência que muda a vida, tanto para o paciente quanto para as famílias”.
Impacto profundo e busca pelo novo normal
Enquanto conversava com pacientes e profissionais do centro oncológico, Kate explicou que as pessoas não percebem o impacto total da doença ao receberem o diagnóstico pela primeira vez. “Você não percebe, especialmente quando é a primeira vez, o impacto que isso terá”, afirmou a princesa, de 43 anos. Além disso, ela destacou a necessidade de adaptação após o tratamento. “Você precisa encontrar seu novo normal, e isso leva tempo”.
Montanha-russa emocional
A princesa reforçou que a recuperação não acontece de forma linear. “A recuperação, o caminho até o reequilíbrio” é como “uma montanha-russa”. (…) São momentos difíceis”, disse Kate aos presentes.
Dificuldades após o fim do tratamento
Por outro lado, Kate alertou que os desafios não desaparecem quando o tratamento acaba. “Você faz uma boa cara, demonstra certo estoicismo durante o tratamento, que termina e você diz a si mesmo ‘posso continuar, voltar a ter uma vida normal’, mas, na realidade, o período posterior é realmente complicado”, insistiu.
Retomada gradual das atividades
Desde o anúncio da remissão, a princesa de Gales retomou aos poucos seus compromissos oficiais. No entanto, em meados de junho, ela não participou das corridas de cavalos de Royal Ascot. Na ocasião, foi informado que Kate buscava “o equilíbrio certo” após o câncer.