Ex-premiê britânico Rishi Sunak retorna ao Goldman Sachs como consultor sênior

Rishi Sunak - Foto Reprodução Instagram
Rishi Sunak – Foto Reprodução Instagram

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, foi contratado como consultor sênior pelo banco Goldman Sachs, marcando seu retorno à instituição onde iniciou sua carreira no setor financeiro. A nomeação foi anunciada nesta terça-feira (8) por David Solomon, CEO do banco, que destacou o papel estratégico que Sunak terá ao oferecer “perspectivas e percepções exclusivas sobre o cenário macroeconômico e geopolítico” a clientes globais da instituição.

Sunak comandou o Reino Unido de outubro de 2022 a julho de 2024, após ter atuado como chanceler do Tesouro e, anteriormente, como secretário-chefe do Tesouro britânico. Atualmente, ele segue cumprindo mandato como deputado pelo Partido Conservador, representando o distrito de Richmond e Northallerton, no norte da Inglaterra.

Apesar da derrota histórica de seu partido nas eleições gerais de 2024, Sunak prometeu, durante a campanha, manter-se no Parlamento até o fim do mandato. Seu sucessor no governo britânico é Keir Starmer, do Partido Trabalhista, que poderá convocar novas eleições até 2029.

A volta de Sunak ao Goldman Sachs também tem valor simbólico: foi na instituição que ele começou sua trajetória profissional como estagiário de verão, em 2000, e posteriormente como analista, entre 2001 e 2004. Após deixar o banco, fundou uma empresa de investimentos com foco em negócios internacionais.

A contratação de Sunak reforça a estratégia de grandes bancos globais de se aproximarem de figuras influentes da política internacional, especialmente em tempos de crescente complexidade nos cenários econômicos e geopolíticos.

 

Fonte: Bloomberg Línea