Scott Bessent afirma que ‘não há pressa’ para definir sucessor de Jerome Powell no Fed

Scott Bessent
Foto Reprodução Instagram

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (23) que a escolha do próximo presidente do Federal Reserve (Fed) será feita sem pressa. O atual presidente, Jerome Powell, permanece no cargo até maio de 2026.

Em entrevista à Bloomberg Television, Bessent ressaltou que há muitos nomes qualificados para a função. Segundo ele, a lista inclui membros da diretoria do Fed e também presidentes dos bancos regionais. No entanto, ele preferiu não citar nomes.

Mesmo assim, relatórios recentes mencionam possíveis candidatos. Entre eles, estão o próprio Bessent, o diretor do Conselho Econômico Nacional Kevin Hassett, o ex-integrante do Fed Kevin Warsh e o atual governador Christopher Waller. Todos seriam considerados pelo presidente Donald Trump, que será o responsável pela decisão final.

Embora Powell tenha mandato no conselho até 2028, Bessent afirmou acreditar que ele deve deixar o cargo antes disso. “Acho que seria muito bom para a instituição que ele o fizesse. E também seria positivo para ele, pessoalmente”, declarou.

Durante a entrevista, Bessent comentou ainda sobre a declaração do economista Mohamed El-Erian. No dia anterior, El-Erian sugeriu que Powell renunciasse, como forma de proteger a autonomia do Fed. Para Bessent, seria importante que o próprio Fed realizasse uma revisão interna de suas atividades fora da política monetária.

Ele acrescentou que, se essa revisão não parecer séria, uma auditoria externa poderia ser considerada. “O desvio de missão do Fed está colocando em risco sua independência”, alertou.

Apesar das críticas, Bessent destacou que mantém uma comunicação constante com Powell. As reuniões entre o Tesouro e o Fed, segundo ele, seguem normalmente.

 

Fonte: Bloomberg Línea