Trump demite chefe do IRS após dois meses no cargo; secretário do Tesouro assume interinamente

Foto Reprodução Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destituiu nesta sexta-feira (8) o ex-congressista republicano Billy Long do cargo de comissário do Internal Revenue Service (IRS), equivalente norte-americano à Receita Federal do Brasil. Long permaneceu apenas dois meses à frente da agência.

Segundo a Casa Branca, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, assumirá interinamente a liderança do IRS até a nomeação de um novo titular. Em publicação nas redes sociais, Long afirmou que será indicado para o posto de embaixador dos EUA na Islândia. “Tempos empolgantes à frente!”, escreveu.

A saída de Long marca mais uma troca no comando da agência tributária, que já teve seis líderes diferentes apenas neste ano. Sua nomeação havia gerado desconfiança, dada a pouca experiência em assuntos fiscais.

O IRS está no centro de medidas defendidas por Trump, como a retirada do status de isenção fiscal de universidades e organizações sem fins lucrativos consideradas adversárias políticas. A agência também enfrenta demissões em seu quadro funcional e desafios para modernizar sua infraestrutura tecnológica.

A mudança reforça a instabilidade na liderança do órgão, responsável pela execução da ampla reforma tributária aprovada pelos republicanos no início do verão nos EUA.

Fonte: Bloomberg Línea