Carla Zambelli permanece presa na Itália e nova audiência é marcada

Salário de Carla Zambelli é bloqueado após decisão de Moraes
Carla Zambelli | Foto: Reprodução/X @metropoles

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida na Itália, participou nesta semana de uma audiência sobre seu processo de extradição. A parlamentar continuará presa preventivamente, e uma nova audiência foi marcada para terça-feira (27), após a realização de perícia médica para avaliar suas condições de saúde.

Durante a sessão, que teve uma pausa devido a questões médicas da deputada, Zambelli foi ouvida sobre os motivos de sua viagem à Itália e as alegações de perseguição política no Brasil.

Detalhes do processo e condições de saúde

Em entrevista à Jovem Pan News, o advogado de Zambelli, Dr. Fabio Pagnozzi, explicou o andamento do processo. “Hoje a audiência, ela foi uma continuação da audiência que houve algumas semanas atrás, né? É uma continuação da audiência de custódia. (…) O que tem lá é um alerta vermelho da Interpol e que eles aprenderam para fins de extradição, ou seja, ela não cometeu um crime”, disse.

O advogado detalhou ainda os problemas de saúde enfrentados pela deputada. “Ela se sentiu muito fraca. (…) Ela acabou fazendo greve de fome, enfim, então ela estava muito debilitada.” Zambelli teria escorregado e batido a cabeça, o que motivou a atenção da Justiça para sua condição física.

Perícia médica e próximos passos

Pagnozzi explicou que a audiência teve foco na questão médica. Foram nomeados peritos para avaliar a saúde da parlamentar. “O juiz, por sua vez, entendendo a gravidade da situação de saúde, antecipou para o dia 18 uma visita do perito judicial ao presídio, onde ele vai ver as condições da cela, vai analisar as condições da saúde da deputada, e no dia 27 de agosto, então, aí lá teremos a discussão do afrouxamento dessa prisão administrativa.”

A defesa segue trabalhando no caso e aguarda a nova audiência no final do mês para discutir a possibilidade de relaxamento da prisão.