Trump limita venda de chip avançado da Nvidia à China

Trump age para bloquear fundos climáticos e reescrever regras da ONU
Donald Trump | Foto: Reprodução/X @IvankaNews_

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Nvidia não poderá vender seu chip de inteligência artificial (IA) mais avançado, o Blackwell, para a China por enquanto. A declaração vem após o CEO da empresa, Jensen Huang, obter licença para exportar o chip H20, em troca de repassar 15% das vendas ao governo federal.

“Talvez tenhamos que ter outra reunião (com o diretor executivo da Nvidia, Jensen Huang) sobre o Blackwell”, comentou Trump. Ele sugeriu que o governo americano poderia receber entre 30% e 50% da receita das vendas do Blackwell, que supera em desempenho o H20.

Avaliação sobre o mercado chinês

Trump minimizou a importância da Nvidia ter conseguido licença para vender chips de IA na China, ressaltando que os processadores H20 são “obsoletos, embora ainda tenham um mercado”. Ele explicou que “a China já os tem em outra forma, com outro nome, ou eles têm uma combinação dos dois. Basicamente, estão vendendo um chip antigo, do qual a Huawei já tem uma versão semelhante, que faz a mesma coisa”.

O presidente reforçou que não houve “acordo” para a venda do Blackwell à China, mas admitiu que a operação ainda poderia ocorrer. “Um chip que ninguém tem no mundo. Que eles não serão capazes de imitar em cinco anos”, afirmou.

Acordo histórico com o governo americano

Na quarta-feira passada, Jensen Huang concordou em repassar ao governo federal 15% das vendas do H20 na China, um acordo sem precedentes que transforma os EUA em parceiro das empresas de tecnologia em suas operações no país asiático.

Dois dias após o acordo na Casa Branca, o Departamento de Comércio começou a emitir licenças para a venda dos chips H20 da Nvidia. A AMD também aderiu ao acordo, segundo informações da imprensa americana.