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Prosus, dona do iFood, planeja levantar US$ 2 bilhões com venda de participações

Foto Reprodução Instagram

A Prosus, grupo controlador do iFood, anunciou que pretende arrecadar até US$ 2 bilhões por meio da venda de ativos, em uma estratégia liderada pelo CEO Fabricio Bloisi de simplificação da estrutura da companhia. Nos últimos quatro meses, a empresa já levantou US$ 780 milhões com a venda de participações.

Segundo Bloisi, a meta é reduzir o vasto portfólio da Prosus, dando aos investidores mais controle sobre um conjunto menor de ativos, enquanto a empresa se concentra em construir plataformas de comércio eletrônico de estilo de vida, com foco na América Latina, Europa e Índia.

Entre as ações recentes, a Prosus vendeu parte de sua participação no aplicativo chinês Meituan e recebeu autorização das autoridades europeias para adquirir a Just Eat Takeaway.com, mediante a venda de 27% de sua participação na rival alemã Delivery Hero.

O executivo projeta que a conclusão antecipada dessas operações pode elevar a receita da Prosus para até US$ 9,6 bilhões no exercício financeiro de 2026, em comparação com US$ 6,2 bilhões em 2025. A empresa também registrou lucro pela primeira vez sob a nova estratégia e planeja a abertura de capital de três empresas indianas do portfólio nos próximos 12 meses.

Com a venda de ativos e recompra de ações, a Prosus conseguiu reduzir em US$ 13 bilhões a diferença de valor causada pelo rápido crescimento de sua participação na Tencent, equilibrando seu portfólio e fortalecendo a lucratividade do e-commerce, cujo Ebitda atingiu US$ 237 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2026.

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