
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, revelou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama. O anúncio foi feito durante reunião no Senado, onde ela destacou que o diagnóstico precoce foi essencial para o início imediato do tratamento.
Anúncio durante comissão
Damares contou que havia comunicado a situação apenas à sua equipe, mas decidiu tornar a informação pública durante a instalação da Subcomissão do Câncer na Comissão de Saúde. “Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou num enfrentamento à doença e estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público”, afirmou.
Cirurgia e retorno ao trabalho
Segundo a senadora, em menos de 20 dias após a descoberta, conseguiu realizar a cirurgia e voltou ao Senado poucos dias depois. “Com cinco dias eu já estava aqui trabalhando, mesmo com dor e todos os cuidados necessários. Só foi difícil não abraçar os colegas nesse período”, relatou.
Limitações no tratamento
Damares explicou que, em razão do desgaste físico, precisou adiar a leitura de informes e denúncias que seriam discutidos na Comissão de Direitos Humanos, presidida por ela. “Na próxima semana, quem sabe, até eu já começo a audiência lendo os informes… É porque realmente eu já estou no meu limite físico neste momento”, declarou.