Trump anuncia decreto para mudar regras eleitorais nos EUA

Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Donald Trump declarou, no sábado (30), que pretende assinar um decreto alterando as regras eleitorais em todo o território dos Estados Unidos. Entre as propostas, está a exigência de apresentação de documento de identificação no momento da votação.

Restrições ao voto por correspondência

Segundo Trump, a medida também pretende limitar o voto por correspondência. A exceção seria apenas para militares que estão fora do país e para pessoas com problemas graves de saúde. “O documento de identificação deve ser apresentado por cada um que votar. Sem exceções! Nada de voto por correspondência, exceto para os muito doentes e os militares distantes. Vamos utilizar somente cédulas eleitorais”, escreveu em publicação na Truth Social.

Regras variam entre os estados

Atualmente, cada estado define suas próprias normas eleitorais. Em 14 estados e em Washington D.C., não é necessário apresentar documento de identificação para votar. Nos demais, as exigências variam: em alguns, pode ser documento oficial ou não, com ou sem foto.

Em relação ao voto por correspondência, a maioria dos estados requer justificativa para utilização do recurso. Entre os motivos aceitos estão doença, lesão, deficiência, viagem a trabalho ou férias fora do município no dia da eleição, além de estudantes universitários residentes em outro estado.