
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, obteve o visto de entrada nos Estados Unidos, o que lhe permitirá integrar a comitiva brasileira durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima semana, em Nova York.
O ministro deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem. A Assembleia-Geral está prevista para ocorrer entre 22 e 24 de setembro. O visto de Lula para o evento está regular.
Na segunda-feira dia (15), o Itamaraty informou que parte dos vistos da delegação brasileira estava em “processamento”. Apesar da proximidade da assembleia, a diplomacia entende que há tempo hábil para obter os documentos.
Internamente, a avaliação no Itamaraty é que a situação requer atenção, mas que até o momento não há razão para alarde. O Palácio do Planalto ainda não fechou a lista final de quem vai integrar a comitiva para Nova York.
Em Nova York, ao ser questionado pela imprensa sobre o assunto, o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, disse que a situação da delegação brasileira é preocupante, que espera que os vistos sejam liberados.
O porta-voz acrescentou que o acordo dos Estados Unidos com as Nações Unidas prevê que o país facilite as viagens de quem tiver compromissos na organização.