O presidente da Amazon, Jeff Bezos, afirmou que os investimentos em inteligência artificial lembram uma “bolha” financeira, marcada por excesso de entusiasmo e risco de perdas. Apesar disso, destacou que a tecnologia terá impacto positivo profundo e duradouro em toda a sociedade.
Segundo Bezos, o atual momento é semelhante a ciclos de inovação anteriores, como a biotecnologia nos anos 1990 ou a bolha das pontocom, no início dos anos 2000. “Nesses períodos, muitos investidores perderam dinheiro, mas também surgiram avanços que mudaram o mundo, como medicamentos que salvaram vidas e empresas que se tornaram pilares da internet”, afirmou durante a Italian Tech Week, em Turim.
O empresário observou que a euforia em torno da IA levou a financiamentos bilionários, inclusive para companhias que ainda não possuem produtos ou infraestrutura pronta. Para ele, essa dificuldade de distinguir boas e más ideias faz parte do processo de amadurecimento do setor.
Mesmo com os riscos, Bezos acredita que a inteligência artificial se consolidará como uma força transformadora para a economia. “A IA mudará todos os setores e aumentará a produtividade de todas as empresas do mundo. Quando a poeira baixar e descobrirmos quem são os vencedores, a sociedade se beneficiará com essas invenções”, declarou.
Bezos concluiu ressaltando a necessidade de manter uma visão de longo prazo: “Isso é real. Os benefícios da inteligência artificial para a sociedade serão gigantescos.”
Fonte: Bloomberg Línea