Lula diz que governo atua para “quebrar a espinha dorsal” do crime organizado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (4) que o governo federal está empenhado em “quebrar a espinha dorsal” do tráfico de drogas e do crime organizado no país.

Segundo o presidente, o Palácio do Planalto tem trabalhado no envio de medidas ao Congresso Nacional que reforcem a segurança pública e ampliem o alcance das investigações contra as facções. Entre as propostas, estão o Projeto de Lei (PL) Antifacção, que prevê o endurecimento das penas para condenados por envolvimento com o crime organizado, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que busca integrar as forças policiais em âmbito nacional.

Lula afirmou que, caso aprovadas, as iniciativas vão garantir “investigações mais eficazes, integração institucional e base legal sólida” para o enfrentamento do crime.

Em publicação nas redes sociais, o presidente destacou que o foco do governo agora é fortalecer a cooperação entre as forças de segurança para atingir os líderes e financiadores das facções.

“O objetivo é chegar nos cabeças do crime, aqueles que comandam e financiam as organizações criminosas”, disse Lula.