Revista Poder

Michelle Bolsonaro ultrapassa Lula e lidera índice de influência digital

Michelle Bolsonaro || Crédito: Isac Nóbrega/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu a liderança do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP) após dois meses consecutivos no topo. O levantamento, que mede a performance digital de pré-candidatos ao Palácio do Planalto, registrou em outubro a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) à frente dos demais nomes.

Segundo a consultoria Datrix, Michelle obteve alto engajamento nas redes sociais após publicar fotos do aniversário de 15 anos da filha, celebrado em casa e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A postagem gerou 1,25 milhão de interações e impulsionou sua taxa de engajamento.

De acordo com o CEO da Datrix, João Paulo Castro, o desempenho da ex-primeira-dama “se equiparou ao de grandes criadores de conteúdo”.

No início de outubro, Lula manteve bom desempenho digital impulsionado pelas negociações e pelo encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido na Malásia no fim do mês. Naquele período, uma em cada cinco menções ao petista nas redes sociais estava associada a Trump.

Entretanto, o impacto da megaoperação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, e as críticas unificadas de governadores de direita ao governo federal derrubaram o desempenho digital do presidente.

“Segurança pública é um dos temas mais sensíveis para o governo”, avaliou Castro.

Sair da versão mobile