A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, informou nesta quarta-feira (5/11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) após retornar de viagem internacional, no início da próxima semana.
Lula está em Belém (PA), onde participa dos eventos preparatórios para a COP30. No sábado (8), o presidente embarca para a Colômbia, onde participará da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e da União Europeia (UE).
Segundo Gleisi, a sanção ocorrerá logo após o retorno do presidente ao Brasil. “A sanção vai ser quando o presidente retornar. Ele deve retornar dia 10 [ou] 11, e eu acredito que imediatamente ao retornar fará”, afirmou a ministra a jornalistas.
O plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), o projeto que eleva a faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5.000 mensais. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial.
A medida faz parte do compromisso assumido por Lula ainda durante a campanha eleitoral de 2022, quando prometeu reajustar os limites do imposto de acordo com a inflação e o poder de compra dos trabalhadores. O novo valor amplia o alcance da isenção e deve beneficiar milhões de contribuintes em todo o país.
