Fachin elogia Gonet após recondução à PGR ser aprovada pelo Senado

Edson Fachin || Créditos: TSE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, elogiou o procurador-geral da República, Paulo Gonet, após sua recondução ao comando da PGR (Procuradoria-Geral da República) ser aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (12).

A recondução de Gonet foi confirmada por 45 votos favoráveis e 26 contrários — uma queda significativa em relação à sua primeira aprovação, em 2023, quando recebeu 65 votos a favor e 11 contra. A redução no apoio é atribuída à sua atuação nos processos da trama golpista e nas investigações sobre os ataques de 8 de janeiro.

Em nota, Fachin elogiou o procurador-geral e afirmou esperar que o novo mandato mantenha o mesmo compromisso com a democracia e a técnica jurídica. Segundo o ministro, a gestão de Gonet tem sido marcada por “competência técnica, defesa da institucionalidade democrática e erudição teórica”.

Além da recondução de Gonet, o plenário do Senado também analisou indicações para outros órgãos e cargos, incluindo o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e agências reguladoras como a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).