A Justiça da Itália marcou para 27 de novembro a próxima audiência de custódia da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que segue detida em uma penitenciária nos arredores de Roma. O julgamento faz parte do processo que decidirá se a parlamentar será extraditada para o Brasil.
A Corte de Apelação de Roma deve avaliar o pedido encaminhado pelo Ministério da Justiça brasileiro, atendendo a uma solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF). O governo brasileiro argumenta que Zambelli deve cumprir em território nacional as penas impostas pela Justiça brasileira.
A deputada foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão pelo ataque ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após investigação que apontou invasão e manipulação indevida de dados. Em outro processo, relacionado ao episódio em que perseguiu um opositor armado na véspera das eleições de 2022, ela recebeu pena adicional de 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma.
A decisão da Corte italiana será determinante para definir se Zambelli retornará ao Brasil sob custódia ou se poderá permanecer na Itália enquanto recorre do processo.
