Lula indica o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar vaga no STF

Foto Reprodução Instagram

O presidente Lula indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF – Supremo Tribunal Federal.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, foi chamado pelo presidente Lula ao Palácio da Alvorada no fim da manhã. Pouco depois, o governo divulgou uma nota:

“O presidente Lula indicou nesta quinta-feira o nome de Jorge Messias para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso”.

Na sequência, Lula escreveu sobre a escolha de Messias em uma rede social:

“Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública”.

Jorge Rodrigo Araújo Messias é evangélico, tem 45 anos e é natural de Pernambuco. Ele se formou na Faculdade de Direito do Recife e é mestre e doutor pela Universidade de Brasília. Messias foi procurador do Banco Central e procurador de carreira da Fazenda Nacional desde 2007.
Também ocupou cargos importantes no Executivo. No governo Dilma, foi consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República.

Nesse período, teve o nome citado em um telefonema interceptado pela Operação Lava Jato. Na conversa gravada pela Polícia Federal, Dilma informa a Lula – então indicado para a Casa Civil – que Messias levaria uma cópia da indicação para Lula assinar, oficializando a posse. Na época, o Supremo considerou que essa seria uma manobra para que Lula obtivesse foro privilegiado. A interceptação telefônica foi depois considerada ilegal pelo STF – Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Globo