A PF (Polícia Federal) vai solicitar a inclusão do nome do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) na Difusão Vermelha da Interpol, o que o colocaria como foragido internacional em 196 países.
Com o pedido, a rede internacional de polícias verifica o mandado de prisão emitido pelo país de origem e avalia se os crimes se enquadram na esfera internacional.
A inclusão na Interpol é mais um elemento para que a PF possa prender Ramagem nos Estados Unidos, onde ele está, além de reforçar a cooperação policial com autoridades dos EUA.
A Polícia Federal levantou indícios de fuga e enviou as informações ao STF na fase final do processo. O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal da trama golpista, decretou a prisão preventiva de Ramagem na quarta-feira (19). A localização do deputado também foi revelada pelo portal PlatôBR no mesmo dia.
A decisão de Moraes, ainda sob sigilo, não menciona a Interpol — por isso a PF fará a solicitação, segundo integrantes ouvidos pela CNN.
Os indícios de fuga apontados pela PF mostram que o ex-diretor da Abin no governo de Jair Bolsonaro (PL) teria deixado o Brasil por um país vizinho, após usar um carro particular em um estado da região Norte. O possível trajeto está descrito na decisão de prisão.
Fonte: CNN
