Revista Poder

PIX atinge novo recorde com 297,4 milhões de operações em um único dia

Pix registra maior volume de transações da história em apenas um dia - 1

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (1º) que o PIX estabeleceu um novo recorde, ao registrar 297,4 milhões de transações em apenas um dia — na última sexta-feira (28). O volume financeiro movimentado também chegou ao maior número da história: R$ 166,2 bilhões.

A data coincide com dois fatores que tradicionalmente impulsionam o uso do sistema: a Black Friday, quando consumidores vão às compras em todo o país, e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, feito pelos empregadores no mesmo dia.

O recorde anterior havia sido registrado em 5 de setembro, com 290 milhões de operações.

PIX consolida relevância para a economia

Em nota, o Banco Central avaliou que o desempenho reforça a importância do PIX como infraestrutura digital pública essencial para o funcionamento da economia brasileira. O sistema completou cinco anos em novembro e, nesse período, tornou-se um dos principais instrumentos de transferência de recursos do país.

Com cerca de 890 milhões de chaves cadastradas e presença na rotina de mais de 170 milhões de brasileiros, o PIX estimulou a inclusão financeira e aumentou a concorrência entre instituições. Desde o lançamento, em 16 de novembro de 2020, até 30 de setembro de 2025, já movimentou R$ 85,5 trilhões.

Novas regras ampliam a proteção contra fraudes

No mês passado, entraram em vigor mudanças nas normas de segurança do PIX, com o objetivo de facilitar a devolução de valores a vítimas de fraudes, golpes e coerção.

Antes, a devolução só era possível a partir da conta usada para cometer o golpe — mas criminosos costumam transferir rapidamente os valores para outros bancos, dificultando o rastreamento. As novas regras ampliam as possibilidades de bloqueio e retorno dos recursos, fortalecendo a proteção ao usuário.

Referência internacional

Cinco anos após ser lançado, o PIX se consolidou como um dos sistemas de pagamentos instantâneos mais eficientes do mundo e já se tornou referência internacional. Sua combinação de gratuidade, rapidez e capilaridade transformou não apenas a forma como brasileiros transferem dinheiro, mas também o ecossistema financeiro do país.

 

Fonte: G1/ Globo

Sair da versão mobile