Luana Lara, de 29 anos, tornou-se a bilionária mais jovem do mundo a construir a própria fortuna, sem ser herdeira. Ela é cofundadora da Kalshi, plataforma que transforma previsões sobre acontecimentos futuros — como eleições, resultados esportivos e indicadores econômicos — em ativos negociáveis.
Nesta semana, a empresa atingiu valor de mercado de US$ 11 bilhões, e Luana entrou para a lista de bilionários da revista Forbes. Ela detém 12% das ações da Kalshi.
Luana foi aprovada em universidades como Harvard, Stanford e Yale. Escolheu o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde teve aulas de matemática e ciência da computação.
A empresa Kalshi atua como intermediadora e cobra uma taxa pelas operações, semelhante ao funcionamento de uma bolsa de valores. A compra e venda desses contratos pode acontecer mesmo antes do resultado final, como no mercado acionário.
Hoje, a Kalshi opera apenas nos EUA e recebeu autorização para trabalhar com previsões relacionadas às eleições americanas — algo que era proibido havia quase cem anos.
“O que a gente queria criar era um mercado em que as pessoas pudessem comprar e vender ações do que ia acontecer no futuro. De quem vai ganhar uma eleição até o que vai acontecer com a taxa de juros e quem vai ser o artista do ano.”, disse Luana.
Fonte: Globo