Revista Poder

Nome de Teresa Leitão é avaliado para ocupar vaga de Jaques Wagner no Senado

Senadora pernambucana é vista por aliados como nome capaz de reforçar a articulação política do Planalto em meio à possível saída de Jaques Wagner

Senadora Teresa Leitão (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A possibilidade de uma mudança no comando da liderança do governo no Senado abriu espaço para que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) passe a ser considerada uma das principais opções do Palácio do Planalto para ocupar a função. Nos bastidores do Partido dos Trabalhadores, o nome da parlamentar vem sendo citado como alternativa diante da expectativa de afastamento de Jaques Wagner (PT-BA) do posto.

Aliados do governo apontam que Teresa reúne características consideradas importantes para a atual conjuntura política, entre elas a proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a boa interlocução com integrantes da base governista e a possibilidade de dedicar mais tempo às negociações no Congresso Nacional.

Eleita para o Senado em 2022, a parlamentar pernambucana cumpre mandato até 2031 e não participará das eleições deste ano, fator visto por interlocutores do Planalto como uma vantagem para uma atuação focada exclusivamente na coordenação política entre Executivo e Legislativo.

Professora de formação e com trajetória ligada ao movimento sindical, Teresa integrou a equipe de transição do atual governo e tem mantido posicionamentos alinhados às pautas defendidas pelo Executivo no Senado. Dentro do PT, é descrita como uma liderança de perfil conciliador e capaz de dialogar com diferentes correntes partidárias.

A discussão sobre a sucessão na liderança do governo ganhou intensidade após o avanço das especulações sobre a saída de Jaques Wagner, que enfrenta desgaste político em razão das investigações relacionadas à Operação Compliance Zero. Apesar de ainda não haver uma definição oficial, dirigentes petistas avaliam que a escolha de Teresa poderia contribuir para fortalecer a articulação do governo em um período considerado estratégico para a tramitação de projetos prioritários.

Além do aspecto político, integrantes da legenda destacam o simbolismo de uma eventual nomeação. Caso seja confirmada, Teresa Leitão será a primeira mulher a exercer a liderança do governo Lula no Senado, ampliando a participação feminina em postos de destaque dentro da estrutura de articulação do Executivo.

Sair da versão mobile