O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, nesta terça-feira (23), uma nova política de recuperação de celulares roubados, por meio de um pronunciamento curto na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, onde desembarcou para cumprir outras agendas durante a tarde. A principal novidade consiste em um banco de dados de aparelhos desviados, que servirá para emitir alertas a quem estiver em posse dos equipamentos para devolução espontânea. Gradualmente, eles devem ser inutilizados para estimular a prática.
De acordo com o governo federal, a ferramenta opera integrada com os estados e conta inicialmente com cerca de 3,1 milhões de celulares aptos ao resgate, desviados entre 2020 e 2026. Não foi explicado, contudo, qual o prazo para entrega nas delegacias e como será o processo de devolução às vítimas. O acesso de jornalistas ao local era restrito, com perguntas levantadas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, na transmissão oficial. O objetivo é desestimular a compra de aparelhos sem procedência garantida.
“O que a gente está dizendo é que, se você tem um telefone roubado, ou se comprou um telefone sem saber que era roubado, você tem que procurar uma delegacia para entregar. Não tenha medo de procurar delegacia, porque você não vai ser preso. É apenas para você devolver o celular” declarou o presidente.
Fonte: Globo / Infomoney