O bilionário e lendário investidor Warren Buffett, de 95 anos, anunciou uma nova rodada de doações que totaliza US$ 1,3 bilhão em ações da Berkshire Hathaway, empresa que comandou por mais de seis décadas. A doação será destinada a quatro fundações familiares e marca mais um capítulo do forte compromisso filantrópico de Buffett, que deixará o cargo de CEO da Berkshire no fim de 2025.
Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), Buffett converterá 1.800 ações da Classe A da companhia em 2,7 milhões de ações da Classe B. Destas, 1,5 milhão serão destinadas à Susan Thompson Buffett Foundation, criada em homenagem à sua falecida esposa. As outras 1,2 milhão de ações serão divididas igualmente entre as fundações de seus três filhos — a Sherwood Foundation, a Howard G. Buffett Foundation e a NoVo Foundation.
Com patrimônio estimado em US$ 150 bilhões, segundo o Bloomberg Billionaire Index, Buffett é conhecido não apenas por seu sucesso no mercado financeiro, mas também por sua atuação filantrópica. Desde 2006, ele tem feito grandes contribuições à Fundação Bill & Melinda Gates, além de apoiar as organizações de sua família.
Buffett também é cofundador do Giving Pledge, iniciativa criada com Bill e Melinda Gates que incentiva bilionários do mundo todo a doar a maior parte de suas fortunas ainda em vida ou após a morte. No ano passado, ele anunciou que, após seu falecimento, as doações à Fundação Gates serão encerradas e que seus filhos supervisionarão um novo fundo voltado à filantropia.
O investidor deixará o comando da Berkshire no final deste ano, passando o cargo de CEO a Greg Abel. Mesmo após a transição, Buffett pretende manter contato com os acionistas por meio de mensagens especiais, como sua tradicional mensagem de Ação de Graças, encerrando uma era marcada por sabedoria, humor e generosidade.
Fonte: Bloomberg Línea