
A Petrobras está bem posicionada para enfrentar os impactos da guerra comercial dos Estados Unidos, graças às vendas robustas para mercados internacionais, incluindo a Índia, afirmou a CEO da companhia, Magda Chambriard, durante o fórum Bloomberg New Voices.
“Há muita demanda por nossos produtos na Ásia”, destacou Chambriard. A executiva ressaltou que a China continua sendo o maior comprador de petróleo da Petrobras, enquanto a Índia surge como um mercado estratégico, disposta a adquirir toda a produção que a empresa puder exportar.
A Petrobras tem ampliado a produção em campos de águas profundas e planeja manter essa expansão em 2026. Apesar das tarifas impostas pelos EUA, a exposição da companhia é limitada, já que as exportações para o país norte-americano são restritas.
Chambriard comentou que as mudanças nos fluxos logísticos globais têm afetado as cadeias de suprimento, tornando as entregas para projetos de águas ultraprofundas mais demoradas. Para mitigar impactos, a petroleira busca se antecipar e ajustar seus planos de investimento conforme o preço do petróleo, atualmente em torno de US$ 65 o barril.
Mesmo diante de incertezas geopolíticas, a CEO afirmou não acreditar em quedas significativas, como US$ 50 o barril, reforçando a confiança da empresa em seu planejamento estratégico e na expansão para mercados-chave da Ásia.
Fonte: Bloomberg Línea