O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) que o ex-governador Márcio França, do PSB, será o candidato a vice-governador na chapa que disputará o Palácio dos Bandeirantes nas eleições de outubro.
A definição ocorreu após reunião realizada em Brasília entre Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O encontro teve como foco a estratégia eleitoral do grupo político para a disputa em São Paulo, considerado um dos principais colégios eleitorais do país.
Com a escolha de França para a vice-governadoria, também foi definida a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que deverão concorrer às vagas destinadas ao Senado na composição apoiada pelo campo governista.
Márcio França tem trajetória consolidada na política paulista. Advogado de formação e filiado ao PSB desde o fim da década de 1980, foi prefeito de São Vicente por dois mandatos, deputado federal e vice-governador de São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin. Em 2018, assumiu o comando do estado após a renúncia de Alckmin para disputar a Presidência da República.
Naquele mesmo ano, tentou permanecer no cargo, mas foi derrotado no segundo turno das eleições estaduais. Já no atual governo federal, ocupou os ministérios de Portos e Aeroportos e, posteriormente, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Em abril deste ano, deixou a função para se dedicar à campanha eleitoral.
A oficialização da chapa reforça a aliança entre PT e PSB em São Paulo e marca o início de uma nova etapa da pré-campanha para a sucessão no governo estadual.